Immersive Technologies - Expect Results

A Vale investe pesado em treinamento simulado

30 de abril de 2009 - Joanesburgo África do Sul

A Vale, peso-pesado brasileira da mineração, enfatizou seu compromisso com o recrutamento e treinamento de pessoal local no seu grande projeto de carvão em Moatize, Moçambique, com um investimento signifi cante em tecnologia de simuladores de equipamentos avançados.

A Immersive Technologies fornecerá à Vale três Simuladores de Equipamentos Avançados (AE), que deverão estar prontos para entrar em operação no sítio no fi nal de maio de 2009. Os simuladores oferecerão treinamento para os equipamentos caminhão de mineração Caterpillar 793D, pá-carregadeira de rodas Caterpillar 992G e escavadeira frontal Hitachi EX5500. A Immersive Technologies fornecerá também um sítio de mineração virtual customizado, que reproduzirá fi elmente as condições da mina de Moatize, aumentando assim o realismo e a qualidade do treinamento.

A venda dos simuladores de treinamento avançado para a Vale faz parte de uma solução completa (“turn-key”) de treinamento fornecida pela Immersive Technologies, que fornecerá também planos de treinamento e desenvolvimento completos, dentro dos quais os simuladores de treinamento serão parte de uma solução de treinamento holístico total para os operadores de equipamentos da Vale.

Os instrutores de operadores da Vale serão também submetidos ao incomparável treinamento em simulador TrainerAdvantage™. Este programa de certifi cação global ministrado pela Immersive Technologies oferece treinamento completo no uso e aplicação dos simuladores de equipamentos.

A empresa, com sede no Rio de Janeiro, vem operando em Moçambique desde novembro de 2004, quando recebeu o sinal verde para explorar e desenvolver um dos maiores depósitos inexplorados do mundo de carvão coque e térmico em Moatize, na província de Tete, 1700km ao norte da capital Maputo. Como parte de um investimento de longo prazo no distrito e na província, a Vale está fazendo um trabalho que objetiva trazer educação, cultura, saúde, infra-estrutura, agricultura e benefícios sociais para toda a comunidade de Moatize (população 35 mil habitantes) e para a população de Tete em geral.

O projeto de Moatize, previsto para produzir até 11 milhões de toneladas de carvão por ano a partir de 2010, irá gerar cerca de 900 empregos diretos na mineração, e cerca de 3000 empregos relacionados a construção.

Com o objetivo de iniciar as primeiras escavações no início do próximo ano, a Vale pretende identifi car, selecionar e treinar uma equipe de operadores de classe mundial antes da chegada dos equipamentos de mineração ao sítio. Nesse processo, a empresa irá selecionar nos próximos meses 125 motoristas dentre cerca de 1000 candidatos locais para o início das operações no próximo ano. A porta-voz da Vale disse que o treinamento em simulador terá um papel vital no treinamento de operadores de caminhões de mineração, escavadeiras, tratores de esteira, carregadeiras e draglines da empresa em Moatize, tanto antes quanto durante a fase operacional.

“Saúde, segurança e respeito pela vida fazem parte dos valores centrais da Vale,” declarou.

“Com esta tecnologia de simulação, a empresa é capaz de fazer a reciclagem das habilidades e aptidões dos operadores, de modo a melhorar seu desempenho na operação. A razão principal para o investimento em treinamento em simuladores em Moatize é a efi ciência e efi cácia do processo, além da metodologia de ensino através de simuladores. Nossa expectativa é que os treinandos alcancem bons níveis de desempenho já a partir do início de nossas operações.”, mientras se mejoran los niveles de productividad y seguridad.”

A porta-voz da Vale disse que a abordagem do treinamento holístico da Immersive Technologies serve bem aos propósitos deste grande projeto Greenfi eld da empresa.

“A Immersive Technologies nos está fornecendo métodos de treinamento de distinção,” declarou.

“Com os simuladores da Immersive os treinandos podem familiarizar-se com a mina e com a abordagem à mineração em um ambiente de aprendizado realista.”

Anthony Bruce, gerente de desenvolvimento de negócios da Immersive Technologies para o leste e sul da África declarou que este mais recente e signifi cante pedido de simuladores no continente africano enfatiza o valor e os benefícios encontrados na tecnologia de treinamento avançado.

“Os simuladores da Immersive Technologies são ferramentas de melhoria dos negócios mensuráveis e sustentáveis, que permitem um benchmarking de classe mundial e a análise de tendências no desempenho dos motoristas de tempos em tempos. Eles enfatizam o impacto que os operadores têm sobre a produtividade do negócio e sua capacidade de afetar o custo por tonelada das operações,” disse Anthony.

“A contínua venda de simuladores durante esse período de recessão econômica demonstra a habilidade da tecnologia em proporcionar meios confi áveis de redução dos custos de treinamento e manutenção, ao mesmo tempo em que melhora os níveis de produtividade e segurança.”

###

Sobre a Immersive Technologies

Immersive Technologies é o maior fornecedor líder comprovado do mundo em Simuladores s de Equipamento Avançado para indústria de mineração de superfície e subterrânea. A companhia tem atingido esta posição incomparável com focalização de sua missão em fazer os operadores da mineração e movimento de terra mais seguros e as companhias de mineração podamobter a maior rentabilidade, através de suas tecnologias de simulação. Os Simuladores de Equipamento Avançados ajudam a centenas de companhias de mineração do mundo para aumentar a segurança de seus operadores e a rentabilidade dos sítios de mineração através de treinamento de simulação eficiente.

Immersive Technologies fornece a seus clientes os Simuladores de Equipamento Avançados mais efetivos e disponíveis.  Isto é possível através de alianças de licenças e informação técnica exclusivas com os Fabricantes líderes de Equipamento Original (OEM), incluídos Caterpillar, Hitachi, Komatsu e Liebherr. Estas alianças únicas proporcionam no Immersive Technologies acesso exclusivo às informaçoes exclusivas e confidenciais dos OEM necessárias para uma simulação correta de máquinas OEM , não disponível para outros canais públicos ou de distribuição.

Immersive Technologies tem instalado simuladores avançados em 39 países, e tem sido dedicada  a fornecer um serviço sobressaliente.  Para fornecer este compromisso, a companhia tem escritórios de vendas e de suporte para clientes perto dos clientes em Perth e Brisbane, na Austrália; Salt Lake City, nos Estados Unidos; Calgary, Ottawa e Vancouver, no Canadá;  Monterrey, no México, Lima no Peru; Santiago do Chile; Bochum, na Alemanha; Johanesburgo, na África do Sul; Jakarta, na Indonésia, e em Calcutá, na Índia.

Immersive tem experiência na indústria de mineração global, tecnologia inovadora, gama de produtos, compromisso comprovado de apoio com você e visão da indústria para assegurar que sua solução de treinamento em simuladores atinge os resultados significativos que você espera.

Sign up and receive our latest news and offers.      Subscribe today

Sign up and receive our latest news and offers.

Subscribe today